Revisão Contratual no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor - 2ª Ed - 2020

R$86,90

Nessa edição, a Revisão Contratual no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor está revista e atualizada do ponto de vista legislativo, doutrinário e jurisprudencial. Pretende-se que o estudo apresentado ao público possa oferecer uma contribuição para advogados e estudiosos do Direito Civil contemporâneo.

Quantidade

 

Fornecedor confiável

 

Entrega bem avaliada

Revisão Contratual no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor - 2ª Ed - 2020

Ficha Técnica:

Edição: 2ª
Ano: 2020
ISBN: 978-85-8242-413-1
Tamanho: 17 x 24
Capa: brochura
Lombada: 1,3 cm
Páginas : 216
Peso: 450 g
Fechamento e Impressão: 10/2019

Sobre a Obra

"A Profª. Fabiana Rodrigues Barletta é autora bastante conhecida dos leitores, tendo sido acolhida com enorme sucesso a primeira edição desta obra, que tive a honra de prefaciar. De lá para cá, o tema se mantém com formidável intensidade. De fato, desde a metade do século passado, o primado da força obrigatória dos contratos encontra crescentes limites e nuances associados aos interesses e características das partes em conflito. Em consequência, impulsionada pela ordem jurídica solidarista, a revisão contratual projeta-se no cotidiano das relações contratuais, constituindo-se em objeto de numerosas controvérsias em cenário doutrinário e jurisprudencial. Sua positivação, tanto no Código de Defesa do Consumidor, quanto no Código Civil, reflete itinerário legislativo que atraiu a atenção da jurisprudência e da doutrina, quer para estabelecer a distinção do regime nas relações paritárias e nas relações consumeristas, quer para fixar o papel da vulnerabilidade e da boa-fé objetiva na deflagração das teses revisionistas. A autora acompanha o percurso histórico, metodológico e funcional das diversas formulações relativas às teorias da imprevisão e da excessiva onerosidade, propondo reflexão que desagua na reconstrução da Teoria Contratual.
Por tais circunstâncias, há de ser celebrada essa segunda edição da obra Revisão Contratual no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor, pelos tipos da Editora Foco Jurídico. Com efeito, instiga-se o leitor a repensar a centralidade da vontade individual como elemento capaz de justificar a força obrigatória dos contratos, entrando em crise a perspectiva de disciplina única, associada a cada tipo contratual, abstratamente considerado, e dando lugar à interpretação das relações contratuais em toda a sua complexidade. A heterogeneidade de interesses existentes em cada negócio jurídico informa a necessidade de transformação qualitativa do conceito de autonomia privada, sujeita à concretude da vida contratual, às vicissitudes de seus agentes e de suas circunstâncias, que permitem avaliar o merecimento de tutela das cláusulas contratuais e dos direitos conferidos aos contratantes".
Trecho do prefácio de Gustavo Tepedino
 
Sobre a autora

Fabiana Rodrigues Barletta
 
- Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro nos cursos de Graduação e Mestrado da Faculdade Nacional de Direito.
- Pós-Doutora em Direito UFRGS (2016), Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008); Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001)
- É consultora "ad hoc" do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
- Autora de livros e artigos jurídicos, parecerista de periódicos jurídicos, autora de pareceres técnico-jurídicos, e parecerista da Revista de Direito do Consumidor.

IMPRESSA

Referências específicas