Responsabilidade Civil: Novos Riscos - 1ª Edição - 2019

R$139,90

Fruto de uma iniciativa do IBERC - Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil, a obra traz assuntos atuais à luz do Direito, divididos em 5 grandes blocos: 1. Novos riscos: o futuro é hoje; 2. Novos riscos na terra, mar e ar; 3. Novos riscos e o tabaco; 4. Novos riscos na genética; 5. Novos riscos e novas delimitações na responsabilidade civil.

Quantidade

 

Fornecedor confiável

 

Entrega bem avaliada

Responsabilidade Civil: Novos Riscos - 1ª Edição - 2019

Páginas: 472
Editora: Foco

Sobre a Obra:

"A obra coletiva "Responsabilidade civil - novos riscos" é fruto de uma iniciativa do IBERC - Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil - no sentido de disseminar os estudos dessa relevante disciplina, que transcende os confins do direito privado, dialogando com todos os setores do ordenamento jurídico.
 
A opção pela interlocução entre responsabilidade civil e os novos riscos se deve à emergência da temática, diuturnamente atualizada pelos inúmeros desafios impostos pela técnica aos conceitos e classificações do direito civil sobre a estrutura, pressupostos e funções da responsabilidade civil. Para o bem e para o mal, a revolução tecnológica nos é imposta por empreendedores e corporações. Cabe aos sociólogos e filósofos discutir o que pode falhar no caminho e cabe aos juristas normatizar as tecnologias disruptivas, conciliando a força criativa do capitalismo com a proteção e promoção de situações existenciais, de modo que o ser humano não retorne à condição de indivíduo abstrato, reduzido a um conjunto de algoritmos negociáveis no mercado.
 
O que está acontecendo no mundo hoje e qual o significado profundo dos eventos? Com essa indagação, Yuval Noah Harari abre o livro "21 lições para o século 21", afirmando que comparativamente às questões outrora impostas por motores a vapor, ferrovias e eletricidade, os desafios introduzidos pela robótica, inteligência artificial e biotecnologia são muito mais impactantes, pois concedem à humanidade o poder de reengenharia da vida. Ao se decidir como usar esse poder, investidores e empresas não terão a mesma paciência que filósofos e juristas. Diz a sabedoria popular que a ciência é lebre e o direito é tartaruga. Talvez o tempo esteja ficando escasso...
 
A quase integralidade dos artigos que compõem a obra é dedicadas às alternativas jurídicas aos cenários incertos que se apresentam para os próximos tempos. Os textos resultaram de palestras proferidas em um congresso de responsabilidade civil realizado em Porto Alegre, na UFRGS, em abril de 2019. Optamos basicamente por um índice que preservasse a lógica da divisão de painéis do seminário, sendo o livro seccionado em cinco grandes blocos: 1. Novos riscos: o futuro é hoje; 2. Novos Riscos na terra, mar e ar; 3. Novos Riscos e o tabaco; 4. Novos riscos na genética; 5. Novos riscos e novas delimitações da responsabilidade civil."
Trecho da apresentação dos coordenadores.
 
Sobre os Coordenadores:
 
Nelson Rosenvald: Pós-Doutor em Direito Civil na Università Roma Tre. Pós-Doutor em Direito Societário pela Universidade de Coimbra. Professor Visitante na Oxford University. Doutor e Mestre em Direito Civil pela PUC/SP. Procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais.
 
Rafael de Freitas Valle Dresch:Professor e advogado, graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1998), especialista em Contratos e Responsabilidade civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2001), mestre em Direito Privado pela UFRGS (2005). Doutor em Direito pela PUCRS (2011), com estágio doutoral (Doutorado Sanduíche - CAPES) na University of Edinburgh/ UK (2010). Professor Adjunto na Faculdade de Direito da UFRGS (Graduação e Pósgraduação) e sócio da Coulon, Dresch e Masina Advogados. Realizou Pós-doutorado como Visiting Scholar na University of Illinois at Urbana-Champaign (2014). Tem experiência nas áreas de ensino, pesquisa e advocacia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: direito privado (civil, comercial e consumidor), direito econômico (regulatório e concorrencial), teoria e filosofia do direito.
 
Tula Wesendonck: Doutora em Direito pela PUCRS e Professora do Corpo Permanente de professores do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRGS.
 
Autores:
Adalberto Pasqualotto
Adriano Marteleto Godinho
Aline França Campos
Augusto Tanger Jardim
Caio César Domingues de Almeida
Caroline Vaz
Chiara Spadaccini de Teffé
Cristiano Colombo
Eugênio Facchini Neto
Fabiano Koff Coulon
Felipe Teixeira Neto
Fernanda Nunes Barbosa
Flaviana Rampazzo Soares
Graziella Trindade Clemente
Iara Antunes de Souza
Ingrid Zanella
José Luiz de Moura Faleiros Júnior
Luciana Fernandes Berlini
Luis Renato Ferreira da Silva
Marco Fábio Morsello
Marco Fridolin Sommer Santos
Maria de Fátima Freire de Sá
Nelson Rosenvald
Paula Moura Francesconi de Lemos Pereira
Rafael de Freitas Valle Dresch
Rafael Peteffi da Silva
Renata Domingues Balbino Munhoz Soares
Ricardo Augusto Bragiola
Thyessa Junqueira Gervásio Vieira
Tula Wesendonck

Ficha Técnica:

Edição: 1ª
Ano: 2019
ISBN: 978-85-8242-409-4
Tamanho: 17 x 24 cm
Capa: Brochura
Lombada: 2,4 cm
Páginas: 472
Peso: 500 g
Fechamento e Impressão: 09/2019

IMPRESSA

Referências específicas