Direito e Economia no Brasil - 3ª Ed - 2019

R$129,89

Livro Direito e Economia no Brasil: Estudos Sobre a Análise Econômica do Direito - 3ª Edição.

Quantidade

 

Fornecedor confiável

 

Entrega bem avaliada

Direito e Economia no Brasil: Estudos Sobre a Análise Econômica do Direito - 3ª Edição - 2019

Ficha Técnica:
Edição: 3ª
Ano: 2019
ISBN: 9788582423790
Tamanho: 17 x 24
Capa: Brochura
Lombada: 2,2 cm
Páginas : 440
Peso: 710 g
Fechamento e Impressão: 05/2019

Sobre a Obra:
 
"A realidade - econômica, jurídica, social, política, tecnológica - apresenta, nos dias de hoje, a inegável marca da complexidade, que traz consigo novos desafios ao Estado. Nesse contexto de complexidade, impõe-se a necessidade de evolução e desenvolvimento de novas ferramentas de análise da sociedade, que consigam alcançar a dimensão e a intensidade dos problemas que se apresentam e cuja solução se propõe.

No campo jurídico, o fenômeno é também facilmente identificável. Diante da contínua e cada vez mais célere complexificação das relações sociais, exsurge a necessidade de que o Direito se atente para novas formas e métodos de normatização e de tomada de decisão. É sob esse mote que mais recentemente se tem direcionado os olhos à Análise Econômica do Direito (Law and Economics), como um novo sistema de instrumentais analíticos que fornecem ao jurista destacados recortes metodológicos, análises pragmáticas e abordagens consequenciais para a construção de soluções a problemas juridicamente relevantes.
Nesse sentido, propõe-se, por exemplo, a investigação do impacto que as normas em vigor causam às condutas dos agentes econômicos, buscando quantificar e qualificar os incentivos e os desincentivos que os institutos jurídicos geram aos players. (...)

O ponto alto do trabalho é sua originalidade, eis que se trata de uma sistematização pioneira sobre o tema, especialmente pelo seu viés multidisciplinar, que se constrói não apenas entre o Direito e a Economia, mas também em seus diversos ramos. Nesse sentido é que, ao longo de seus diversos capítulos, os autores apresentam temas desde os mais introdutórios, até aspectos atinentes à microeconomia, à macroeconomia, à teoria dos jogos, ao direito contratual, à responsabilidade civil, ao direito de propriedade, ao direito empresarial, societário, concorrencial, penal, administrativo, processual civil, do trabalho, dentre outras valiosas referências.

Durante a leitura da obra, percebe-se facilmente como os autores, coordenados magistralmente por Luciano Benetti Timm, aliam os conhecimentos teóricos da academia com a visão pragmática de sua aplicação. A madurez intelectual e a densidade acadêmica do livro são marcas que certamente impressionarão o leitor. Honra-me sobremaneira apresentar a presente obra, que desde logo já marca sua contribuição para o Direito brasileiro."

Luiz Fux - Ministro e Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal
 
Sobre o Coordenador:

Luciano Benetti Timm
 
- Advogado.
- Doutor e mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- Pós doutor na UC Berkeley no Departamento de Direito, Negocios e a Economia.
- Master of Laws (LLM) em Direito Econômico Internacional pela Universidade de Warwick (Inglaterra).
- Professor Visitante do PPGD da USP.
- Foi presidente da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE) e do Instituto de Direito e Economia do Rio Grande do Sul (IDERS).
- Membro do Comitê de Ciências Humanas e Sociais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).
- Professor adjunto da UNISINOS e professor convidado da Escola Superior da Magistratura - AJURIS e da EMAGIS.
- É o atual Secretário Nacional de Defesa do Consumidor.
 
Sobre os Autores:
 
Alexandre Bueno Cateb
Antônio José Maristrello Porto
Ari Francisco de Araujo Jr.
Bruno Meyerhof Salama
Claudio Djissey Shikida
Cristiano Carvalho
Eduardo Goulart Pimenta
Fabiano Teodoro de Rezende Lara
Flávia Santinoni Vera
Ivo Gico Jr.
Jairo Saddi
Jean Carlos Dias
João Francisco Menegol Guarisse
Luciana Luk-Tai Yeung
Luciano Benetti Timm
Marcos Nobrega
Nuno Garoupa
Paulo Furquim de Azevedo
Pery Francisco Assis Shikida
Rafael Bicca Machado
Rodrigo Dufloth
Ronald A. Hilbrecht
Thiago Bottino do Amaral
Tom Ginsburg

IMPRESSA

Referências específicas