Direito Ambiental - 5ª Edição - 2019

R$199,90

Em sua quinta Edição, essa excelente obra explica de forma clara, objetiva e atualizada a questão do Direito Ambiental no Brasil.

Quantidade

 

Fornecedor confiável

 

Entrega bem avaliada

Direito Ambiental - 5ª Edição - 2019

Autor: Maria Luiza Machado Granziera
Páginas: 744
Editora: Foco

Sobre a Obra:

Neste início do século XXI, não há tema mais em evidência que a questão ambiental. A preocupação com o futuro inseriu-se em todos os fóruns, desde os de cúpula mundial até aqueles que ocorrem nas comunidades mais remotas, pois os efeitos da poluição e da degradação do ambiente já se verificam em todos os cantos do planeta, desde as metrópoles até os recônditos do Himalaia, sem respeitar fronteiras.

As questões mais candentes referem-se à extinção de espécies, às doenças provocadas por organismos expulsos das florestas pelo desmatamento, ao comprometimento dos reservatórios de água potável, à contaminação de solos e corpos hídricos pelo descarte de substâncias tóxicas, à má qualidade de vida nas metrópoles causada pela poluição, sem falar na polêmica sobre a responsabilidade das atividades humanas pelo aquecimento global.

Nesse cenário, não muito otimista, o papel do Direito Ambiental, seja em relação à comunidade internacional, seja em âmbito interno de cada país, é buscar meios de prevenir ou reparar danos ambientais, conduzindo pessoas e Estados a adotarem práticas ambientalmente mais sustentáveis nas suas atividades, econômicas ou não.

O Direito Ambiental, por si só, não é instrumento de melhoria da situação ambiental. Outros fatores condicionam as mudanças, que somente podem ocorrer na medida em que políticos, empresários e a sociedade civil cheguem ao consenso de que a qualidade ambiental não é fator externo ao ser humano, mas uma condição de sua própria sobrevivência.

É nesse cenário que se propõe, neste livro, o estudo do Direito Ambiental, cujo maior desafio é o pleno conhecimento de que os problemas ambientais não se encerram em questões jurídicas. No Brasil, por mais que o Direito Ambiental esteja avançado, há questões de ordem política, econômica cultural e social que, se não estiverem muito mais bem equacionadas, não permitirão que se chegue às soluções desejadas.

Cabe alertar ainda que os temas contidos neste livro se interpenetram. A divisão em títulos e capítulos é necessária apenas para facilitar a leitura. Dessa forma, no desenvolvimento das matérias, o leitor encontrará remissões a assuntos tratados em outros capítulos, até para dar ênfase a essas relações intrínsecas, que se verificam no estudo do Direito Ambiental.


Sobre a Autora:

Maria Luiza Machado Granziera

- Atua desde de 1985 na área ambiental e na gestão de recursos hídricos.
- Mestre e Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo.
- Professora Doutora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Ambiental e Internacional da Universidade Católica de Santos - UNISANTOS.
- Autora dos livros "Direito Ambiental", 2011, 2ª. ed.; "Direito de Águas - Disciplina Jurídica das Águas Doces", 3ª.ed., 2006; Contratos Administrativos - Teoria, Gestão e Prática 2001; Direito de Águas e Meio Ambiente, 1993; e Contratos Internacionais: Negociação e Renegociação, 2003.
- Autora de diversos artigos publicados em periódicos especializados, nacionais e estrangeiros.

Ficha técnica:

Edição: 5ª
Ano: 2019
ISBN: 9788582423684
Tamanho: 17 x 24
Capa: Brochura
Páginas: 744
Lombada: 3,1 cm
Peso: 970 g
Fechamento e Impressão: 03/2019

IMPRESSA

Referências específicas